×
Política / 28 de março de 2024 - 09H 45m

Vereador denuncia situação do bairro Cidade Nova e critica Colbert: ‘Prefeito se mostra insensível’

Vereador denuncia situação do bairro Cidade Nova e critica Colbert: ‘Prefeito se mostra insensível’
Foto: Divulgação

O vereador de oposição, Silvio Dias (PT), denunciou a situação do bairro Cidade Nova, primeiro conjunto residencial de Feira de Santana, que enfrenta diversos problemas de infraestrutura.

Durante pronunciamento na Tribuna Maria Quitéria, o petista afirmou que os moradores vêm sofrendo por falta de cuidados da Prefeitura, diante dos muitos buracos que assolam vários locais, a exemplo dos caminhos Xique-Xique, Conquista, e da rua Carlos Alberto.

Segundo o vereador, são inúmeras as situações que afligem a população local, “enquanto o prefeito se mostra insensível às reivindicações da comunidade”. Ele lembra que grande parte dos moradores da Cidade Nova paga IPTU, o imposto municipal cuja receita deve ser destinada às despesas com a manutenção das ruas e praças públicas.

“Para onde está indo o dinheiro? Aumenta a receita, conforme informou aqui o Secretário da Fazenda, recentemente, mas não os investimentos na melhoria das condições de vida da população”, concluiu Silvio Dias.

Micareta 2024 / 28 de março de 2024 - 09H 34m

Pessoas que vão trabalhar na Micareta devem atualizar caderneta de vacinação

Pessoas que vão trabalhar na Micareta devem atualizar caderneta de vacinação
Foto: Divulgação

Os trabalhadores que irão atuar na Micareta de Feira deste ano devem procurar as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacina. A orientação é da Secretaria Municipal de Saúde que visa a aproximação da festa.

Entre os imunizantes que podem ser recebidos estão a vacina contra difteria e tétano, hepatite, covid-19 e gripe (essa somente para os grupos prioritários). Para saber qual imunizante tomar, o interessado deve apresentar o cartão de vacina a fim de ser verificado pela equipe de saúde da unidade.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carlita Correia, a recomendação busca garantir a segurança das pessoas que vão sair de suas casas para trabalhar no circuito.

“Em uma festa grande como a Micareta precisamos cuidar de quem sai da sua casa pra levar segurança, assistência e limpeza pública. É importante que os policiais, profissionais de saúde, ambulantes e até os próprios foliões que estarão no meio de aglomerações estejam com a sua vacina em dia”, ressaltou.

A rede municipal dispõe de salas de vacina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, localizadas tanto na zona urbana quanto rural. À noite, a aplicação é feita nas Unidades de Saúde da Família (USF) vinculadas ao programa Saúde na Hora, com funcionamento ampliado das 8h às 20h30.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário ir até a unidade de saúde e levar documento de identificação com foto, cartão SUS e caderneta de vacina.

Política / 27 de março de 2024 - 17H 06m

Câmara aprova, por unanimidade, recomposição salarial dos professores, agentes de saúde e de endemias

Câmara aprova, por unanimidade, recomposição salarial dos professores, agentes de saúde e de endemias
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Feira de Santana aprovou, nesta quarta-feira (27), em segunda votação, o projeto de lei que prevê recomposição salarial de 4% nos vencimentos dos professores, especialistas em educação, secretários da rede municipal de ensino, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

O projeto, de autoria do Poder Executivo Municipal, estende o reajuste dado ao servidor público feirense a estas categorias, uma vez que não foram contempladas pela lei sancionada no final do ano passado pelo prefeito Colbert Martins.

Uma vez aprovado, em segundo turno, o dispositivo legal vai ser sancionado pelo prefeito e, após publicação no Diário Oficial Eletrônico, passa a vigorar, com efeito retroativo a maio de 2023.

Ao final do processo, a presidente da Casa da Cidadania, a vereadora Eremita Mota (PSDB), destacou a participação popular, nas galerias, durante as sessões em que o projeto foi apreciado.

“Com toda a certeza, fez a diferença. A presença de dezenas de servidores entre nós foi estimuladora, no sentido de que nós, vereadores, tenhamos dado a devida importância ao tema”, disse ela.

Política / 27 de março de 2024 - 16H 47m

Vereador chama trabalhadores de ‘ridículos’ e protagoniza mais uma polêmica na Câmara de Feira: ‘Sou homem e quero respeito’

Vereador chama trabalhadores de ‘ridículos’ e protagoniza mais uma polêmica na Câmara de Feira: ‘Sou homem e quero respeito’
Foto: Blog do Velame

Um dia após o líder do governo, José Carneiro (MDB), pedir um minuto de silêncio em homenagem a um feminicida e se desculpa, outra episódio polêmico foi protagonizado na Câmara de Vereadores de Feira de Santana.

Na sessão desta quarta-feira (27), o vereador Correia Zezito (Patriota) alegou ter se sentido desrespeitado por uma mulher que estava no plenário, subindo uma tribuna com gritos e críticas aos trabalhadores.

Apesar de se dizer favorável ao reajuste de 4% aos professores e agentes de saúde e endemias, o edil tentou diminuir os trabalhadores, afirmando que “são ridículos” e que poucos seriam concursados.

“Poucos são concursados. Eu sou policial militar concursado. Eu fiz o curso para ser policial militar (…) Eu não vejo vocês em sala de aula. Eu não vejo vocês no posto de trabalho. Eu não vejo. Pode me mandar vaia. Eu gosto da vaia. Vocês são ridículos”, gritou o vereador.

Para completar a fala polêmica, Correia Zezito pediu respeito por ser homem. “Eu quero respeito. Eu sou homem e quero respeito. Sou vereador e quero respeito. Vocês têm que procurar o lugar de vocês e respeitar essa Casa”, disse, gerando mais protestos.

Política / 27 de março de 2024 - 15H 49m

Em decisão favorável à Câmara, desembargador derruba liminar que obrigava votação imediata de empréstimo milionário para a Prefeitura de Feira

Em decisão favorável à Câmara, desembargador derruba liminar que obrigava votação imediata de empréstimo milionário para a Prefeitura de Feira
Foto: Reprodução

Em novo desdobramento do embate entre a Prefeitura de Feira e a Câmara de Vereadores, quem levou a melhor foi o legislativo. Após decisão da 2ª Vara da Fazenda Pública, que determinava a votação imediata do pedido de empréstimo, sob pena de bloqueio de contas, a Casa da Cidadania recorreu, apresentando Agravo de Instrumento, com pedido de efeito suspensivo.

Durante o recurso interposto, a presidente da Câmara defendia que a decisão violava o princípio da separação de poderes, havendo uma intervenção judicial prematura nas atividades legislativas.

“Resta claro que o Poder Executivo manipula o Poder Judiciário para violar a Lei de Responsabilidade Fiscal e Lei Orgânica do Município de Feira, ferindo o princípio da separação e autonomia dos três poderes”, consta trecho do documento.

A presidente Eremita Mota (PSDB) assinala que o decreto que reconheceu a situação de emergência no município, diante das fortes chuvas, e que fundamentou a urgência do Projeto de Lei do empréstimo, foi revogado um dia após a interposição da ação. Ela ressalta ainda que o prefeito decidiu realizar a Micareta, com recursos públicos. Deste modo, não se sustentaria a necessidade alegada.

Nesta quarta-feira (27), o desembargador Antonio Adonias Aguiar Bastos deferiu o efeito suspensivo, derrubando a liminar de primeira instância. Em seu entendimento, a matéria é de competência exclusiva da Câmara, incorrendo em possível violação à separação de poderes.

“A decisão agravada esbarra na vedação constante no § 3o do art. 300 do CPC/2015, que afirma que “a tutela de urgência de natureza antecipada não será concedida quando houver perigo de irreversibilidade dos efeitos da decisão”, justifica o magistrado, em decisão que o Blog do Velame teve acesso.

Saúde / 27 de março de 2024 - 12H 57m

Quase 15 mil pessoas já foram vacinados contra a gripe em Feira de Santana

Quase 15 mil pessoas já foram vacinados contra a gripe em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

A Campanha de Imunização contra a gripe, que teve início do dia 11 de março, já vacinou 14.413 pessoas em Feira de Santana, de acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A vacinação contra a gripe continua sendo realizada de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

As USFs vinculadas ao programa “Saúde na Hora” contam com horário ampliado, das 8h às 20h30, proporcionando que as pessoas se vacinem no período noturno.

Entre as unidades participantes estão Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; George Américo III e IV e Campo Limpo IV; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha.

Os interessados devem apresentar documento de identidade, cartão SUS e caderneta de vacinação. É essencial ressaltar que crianças e adolescentes serão atendidos apenas na presença dos pais ou responsável.

Micareta 2024 / 27 de março de 2024 - 12H 50m

Colbert decreta ponto facultativo na Prefeitura durante a Micareta de Feira

Colbert decreta ponto facultativo na Prefeitura durante a Micareta de Feira
Foto: Divulgação

Por meio de decreto, publicado na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial, o prefeito Colbert Martins (MDB) resolveu decretar ponto facultativo nas repartições públicas municipais durante a realização da Micareta de Feira.

A folia momesca acontece entre os dias 18 e 21 de abril. Conforme a publicação, o expediente fica alterado no primeiro dia da festa, com as repartições públicas municipais não sujeitas a regime de plantão e que não prestem serviços essenciais à população funcionando das 7h às 13h.

Já no dia 22 de abril, quando acontece o Arrastão da Micareta, a Prefeitura terá ponto facultativo pela manhã e o expediente será das 13h às 17h30.

Feira de Santana / 27 de março de 2024 - 11H 57m

Pocket show em homenagem a Gal Costa: Uma celebração da MPB em Feira de Santana

No próximo dia 28 de março, véspera de feriado, os amantes da música popular brasileira terão a oportunidade única de prestigiar um pocket show em homenagem à icônica cantora Gal Costa. O evento está marcado para as 19h30 e será realizado no Miss Brown Café, um espaço conhecido por sua atmosfera acolhedora e por promover talentos locais.

O intérprete escolhido para esta noite especial será o talentoso cantor independente João Sagau, que promete encantar o público com sua interpretação única das canções que marcaram a carreira de Gal Costa. Com sua voz envolvente e estilo próprio, Sagau promete uma performance emocionante, repleta de reverência e paixão pela obra da renomada artista.

A iniciativa do Miss Brown Café em sediar este evento merece destaque, demonstrando um compromisso real com a promoção da cultura local e o apoio aos artistas independentes. Ao abrir suas portas para talentos emergentes, o café não só enriquece a cena cultural de Feira de Santana, mas também oferece uma plataforma importante para que esses artistas sejam reconhecidos e valorizados em sua própria comunidade.

O pocket show promete ser uma experiência inesquecível, repleta de emoção e inspiração, e uma oportunidade única de se conectar com a essência da MPB em um ambiente acolhedor e intimista.

Feira de Santana / 27 de março de 2024 - 09H 54m

Sebrae Unbox vai reunir comunicadores de Feira e região para conectar mídia e empreendedorismo

Sebrae Unbox vai reunir comunicadores de Feira e região para conectar mídia e empreendedorismo
Evento promove palestra com a jornalista e professora Thaic Carvalho no dia 9 de abril
Com o tema “Mídia e Empreendedorismo Fora da Caixa”, o Sebrae Unbox chega à cidade de Feira de Santana, no próximo dia 9 de abril, a partir das 19h, no auditório do Hotel Charmant. O evento ressalta a importância da comunicação para o fomento do empreendedorismo.

Exclusivo para profissionais da imprensa, formadores de opinião e comunicadores da região, a iniciativa do Sebrae traz para o público a palestra da jornalista e professora Thaic Carvalho, que vai explorar as conexões entre o jornalismo e a atividade empreendedora.

O gerente regional do Sebrae em Feira de Santana, Isailton Reis, destaca a importância de promover um encontro focado na imprensa e formadores de opinião que vai também dar visibilidade às estratégias do Sebrae na região. “Sendo a segunda maior cidade do Estado da Bahia, Feira de Santana é um importante polo regional para difundir a cultura empreendedora para todos os 71 municípios atendidos pela nossa unidade regional”.

O Sebrae Unbox é gratuito e exclusivo para comunicadores, jornalistas e formadores de opinião convidados. O evento será realizado no auditório do Hotel Charmant, localizado na Avenida João Durval Carneiro, 3801, bairro São João.

Sobre a Palestrante

Jornalista e professora, Thaic é mestra em Estudos Literários. Estudou Comunicação Social com habilitação em Jornalismo em Multimeios, tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Telejornalismo, Radiojornalismo e Assessoria de Comunicação.

Política / 26 de março de 2024 - 18H 37m

Justiça determina que Eremita Mota paute pedido de empréstimo de forma imediata, sob pena de bloqueio de recursos

Justiça determina que Eremita Mota paute pedido de empréstimo de forma imediata, sob pena de bloqueio de recursos
Foto: Divulgação/Câmara de Feira

Na última terça-feira (19), o juiz Nunisvaldo dos Santos, da 2ª Vara da Fazenda Pública, havia determinado a votação em plenário do pedido de empréstimo, no prazo de 24 horas, por parte do legislativo. A multa diária em caso de descumprimento estava prevista em R$ 10 mil.

Em nova decisão, o magistrado atestou que a vereadora e presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PSDB), se manteve “inerte”, ressaltando que decisão judicial deve ser cumprida, “sem espaços para manifestações puramente extraprocessuais”.

Uma vez tendo o prazo já ultrapassado, a líder do legislativo feirense deve pautar imediatamente a deliberação sobre o pedido de recurso por parte da administração municipal.

“Assim, visando dar efetividade à decisão, intime-se a autoridade acionada, Eremita Mota de Araújo, vereadora e atual Presidente da Câmara de Vereadores do Município para cumprir a obrigação imposta em sede liminar imediatamente, mediante comprovação nos autos”, assinala Nunisvaldo, em documento que o Blog do Velame teve acesso.

Em caso de outro descumprimento, o juiz adverte para o bloqueio de recursos, podendo ainda a multa ser majorada. A Câmara Municipal ainda não se manifestou sobre a decisão.

Em contato com a nossa equipe, na semana passada, o vereador Silvio Dias (PT) havia se pronunciado, defendendo a autonomia do legislativo de pautar os projetos, apontando o que considera uma interferência do judiciário.

Política / 26 de março de 2024 - 18H 35m

Deputado sugere construção de hospitais veterinários em Feira e mais seis cidades

Deputado sugere construção de hospitais veterinários em Feira e mais seis cidades
Foto: Divulgação

Em indicações protocoladas na Assembleia Legislativa, o deputado Penalva (PDT) propôs ao Governo da Bahia a construção de Hospital Público Veterinário nos municípios de Itabuna, Bom Jesus da Lapa, Ribeira do Pombal, Feira de Santana, Alagoinhas, Irecê e Paulo Afonso.

De acordo com o parlamentar, a ideia considera o pioneirismo da capital baiana em implantar um Hospital Público Veterinário para o cuidado e tratamento de animais em Salvador. Nesse contexto, destacou a relevância de políticas públicas relacionadas à área veterinária que resultem no atendimento das necessidades do segmento.

Penalva argumentou que o hospital veterinário nestas cidades deverão disponibilizar equipe de clínica médica, atendimento emergencial, cirurgias e atendimentos para animais com doenças infectocontagiosas.

Feira de Santana, a segunda cidade mais populosa da Bahia, com cerca de 616,2 mil habitantes, também consta na lista de indicação do deputado Penalva para possível implantação da estrutura. Considerada a maior cidade do interior das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul do Brasil, Feira tem limites com 12 municípios: Anguera, Antônio Cardoso, Candeal, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ipecaetá, Santa Bárbara, Santanópolis, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Tanquinho.

Feira de Santana / 26 de março de 2024 - 18H 33m

Com promessa de preços convidativos, aplicativo ‘Mobizap’ começa a funcionar em Feira de Santana

Com promessa de preços convidativos, aplicativo ‘Mobizap’ começa a funcionar em Feira de Santana
Foto: Divulgação

A viagem inaugural do Mobizap, novo aplicativo de transporte individual de Feira de Santana, foi realizada na segunda-feira (25). A apresentação ocorreu em um veículo 100% elétrico da frota de táxis do município, na sede do SINCAVER (Sindicato dos Condutores Autônomos de Veículos de Feira de Santana).

O município passa a ser o primeiro do Nordeste a operar a plataforma. Desenvolvido para fornecer, na prática, um valor mais justo aos passageiros, o Mobizap passa a operar sem cobrança de tarifa dinâmica em horários de pico, mantendo o valor padrão pago pelo passageiro.

Em 80% das viagens o app é o mais barato do mercado. Além disso, segundo Eduardo Tinari, vice-presidente do app, a taxa de adminastração para motorista é fixa em 10,95%, mais acessível em comparação aos concorrentes e menor do que as descontadas por empresas privadas, como Uber e 99.

O marco inicial da operação do Mobizap ocorreu na presença do presidente do SINCAVER, Liomar Ferreira.

“É mais uma opção para a nossa categoria oferecer aos passageiros que vão poder contar com vantagens”.

A expectativa da Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB) é que cinco mil pessoas possam aderir inicialmente à nova tecnologia de mobilidade urbana.

“Passageiros e motoristas já podem baixar o aplicativo e realizar o cadastro”, ressalta Sérgio Carneiro, titular da pasta. Outro destaque é o monitoramento de todos os veículos em tempo real.

A nova plataforma é uma oportunidade para condutores autônomos que operam fora das normas do Sistema de Transporte Individual de Passageiros por Táxi (STIP), sem qualquer fiscalização ou controle por parte da administração municipal, passem a ser integrados conforme a Lei 12.587/2012.

CADASTRO

Para se tornar um motorista do Mobizap, basta instalar a versão “Mobizap Motorista” em celulares com sistemas operacionais Android e enviar as informações pessoais para validação dos dados. O retorno sobre o cadastro pode levar até 10 dias úteis.

Já aos usuários podem baixar o app “Mobizap Passageiro” – também disponível nas versões Android e iOS. Em seguida, será preciso preencher informações como nome completo, telefone, e-mail e enviar uma selfie para garantir mais segurança aos envolvidos.

Cultura / 26 de março de 2024 - 16H 31m

Clube de Patifes lança novo single ‘Guia’ e apresenta Piveton nos vocais

Disco de inéditas será lançado nos próximos meses e marca nova fase do grupo, que enfatiza as raízes e a essência da música preta

Uma das mais importantes referências do blues e do rock produzidos na Bahia, com quase 26 anos de história, o Clube de Patifes está prestes a apresentar ao público seu mais novo single, trabalho que marca a nova fase do grupo e compõe o álbum que será lançado este ano.

No próximo dia 9 de abril estará disponível nas principais plataformas de streaming, o single “Guia”, que também marca a estreia do cantor Piveton nos vocais do Clube de Patifes. A música, produzida por André T, faz parte do disco “Macumba”.

O jovem e talentoso cantor e compositor Piveton, é um dos mais promissores nomes da produção musical contemporânea de Feira de Santana e região. Ele já fez parte de vários projetos como Navelha, Bando à Flor da Pele e Fuá Dengoso e agora assume o papel de vocalista do Clube.

O novo álbum desta fase do Clube representa um reencontro com a ancestralidade e a cultura africana e também um importante e contundente contraponto ao preconceito e a discriminação que ainda é muito presente na nossa sociedade.

CONCEITO

Segundo o baterista Paulo de Tarso, fundador da banda, e autor da maior parte das letras do novo disco de inéditas: “o Clube de Patifes sempre fez blues, uma música africana recheada de espiritualidade e simbologias, com muito respeito à esses elementos, mas agora decidimos apresentar nosso trabalho de forma ainda mais escancarada”.

Paulo também enfatiza que o título do disco (Macumba) e o estilo (candomblues) reafirmam essa proposta de dar maior ênfase às raízes primordiais, a ancestralidade e a essência presentes na música preta.

Segundo Joilson Santos, baixista do Clube, “de todas as músicas que estamos produzindo para o disco e que são incríveis, Guia é muito especial para marcar esse momento tão relevante, ela é uma das primeiras que Paulo escreveu para o disco e também foi a primeira a ser construída por essa formação num processo coletivo e muito enriquecedor”.

Joilson também observou que “o single Guia fala da nossa fé e da relação que temos com nosso credo. É na guia que os guias me protegem. Esteticamente é o encontro entre o novo e o velho clube, é uma síntese do que é o nosso candomblé, o nosso candomblues”.

Câmara de Feira / 26 de março de 2024 - 15H 54m

Vereador José Carneiro se retrata após pedir minuto de silêncio para acusado de feminicídio na Câmara de Feira

Nesta terça-feira (26), a Câmara Municipal de Feira de Santana testemunhou uma cena que causou indignação e protestos, desencadeados pelas palavras controversas do vereador José Carneiro (MDB), líder do governo Colbert Martins. O episódio ganhou destaque quando Carneiro solicitou um minuto de silêncio em homenagem a Mackeyb Oliveira, ex-inspetor da Guarda Municipal, acusado de um crime brutal: o assassinato de sua esposa, seguido de suicídio.

A justificativa do vereador para o pedido de homenagem despertou uma onda de revolta imediata. Carneiro alegou que Oliveira, apesar do terrível ato, era uma pessoa de bem, agindo apenas em um momento de fraqueza. Suas palavras foram prontamente repudiadas pelo vereador Jhonatas Monteiro por membros da comunidade.

Diante da repercussão negativa e da intensa crítica pública, José Carneiro decidiu se retratar. Em um comunicado emitido após a sessão, o vereador reconheceu a insensibilidade de suas palavras e expressou profundo pesar pelo transtorno causado.

“Errei, estou assumindo o erro cometido, todo ser humano é capaz de erro e acertos. Fui bastante infeliz quando quis prestar uma homenagem a um cidadão que tirou a vida da sua esposa e depois tirou a própria vida. Quero ser solidário a família de Geisa, sou casado, tenho filhas, netas amigas e quero nesse momento reconhecer o erro cometido pedindo desculpas a todas as mulheres”, disse em vídeo enviado ao Blog do Velame.

NOTA DO BLOG:
Este episódio serve como um lembrete poderoso da importância das palavras e do papel dos líderes políticos na promoção de um discurso público responsável e respeitoso. A comunidade continua vigilante, esperando que os representantes eleitos sejam sensíveis às questões que afetam profundamente a sociedade e que busquem sempre agir com empatia e integridade.

Bahia / 26 de março de 2024 - 15H 43m

Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram casos prováveis de Dengue na Bahia

Vitória da Conquista, Salvador e Feira de Santana lideram o ranking de cidades com maior número de casos prováveis de Dengue em 2024, de acordo com os dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Em Conquista, foram notificados 11.627 casos, na segunda posição está a capital com 4.962 seguido por Feira de Santana com 2.888 casos prováveis.
Ao todo, na Bahia, foram notificados 81.428 casos prováveis da doença até o dia 23 de março de 2024, registrando um Coeficiente de Incidência (CI) de 575,8 de casos/100.000 habitantes. No mesmo período de 2023, foram notificados 13.854 casos prováveis, o que representa um aumento de 487,8%. No total, 285 municípios da Bahia estão em estado de epidemia de Dengue, entre eles os três citados. Outros 45 estão em risco e 12 em alerta.
O Governo da Bahia já investiu mais de R$ 19 milhões no combate à Dengue através da aquisição de novos carros de fumacê, distribuição de aproximadamente 12 mil kits para os agentes de Combate às Endemias, além de apoio para intensificação dos mutirões de limpeza, com o auxílio das forças de segurança e emergência, e aquisição de medicamentos e insumos.
“O período de chuvas já está chegando em boa parte do nosso estado e precisamos redobrar a atenção. Reforçamos que o cuidado com a Dengue, e também com a Chikungunya e a Zika, é fundamental dentro dos imóveis, sejam eles residências ou locais de trabalho. Precisamos evitar a propagação do Aedes Aegypti, não deixando água parada”, afirma a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana. “O momento é de união entre Estado, Município e, sobretudo, a população. Nós temos buscado acabar com focos com nossas equipes e precisamos da parceria dos baianos”, complementa.
A Bahia possui uma taxa de letalidade de 1,47, menor do que a média nacional. Ao todo, foram confirmados 21 óbitos por dengue nos municípios de Jacaraci (4), Vitória da Conquista (4), Piripá (3), Santo Antônio de Jesus (2), Barra do Choça (1), Caetité (1), Campo Formoso (1), Feira de Santana (1), Ibiassucê (1), Irecê (1), Juazeiro (1) e Santo Estêvão (1).
Em 2024, até 23 de março, foram notificados 6.706 casos prováveis de Chikungunya e registrados dois óbitos, nos municípios de Teixeira de Freitas e Ipiaú. No mesmo período de 2023, foram notificados 5.802 casos prováveis.  Já os casos prováveis de Zika são 842 até 23 de março, contra 425 no mesmo período no ano passado. Nenhum óbito por Zika foi confirmado.
Eleições 2024 / 26 de março de 2024 - 13H 59m

Expressão política, emoção e simbolismo marcam lançamento de escritório de Angelo Almeida e nova sede do PSB em Feira de Santana 

A casa onde o deputado estadual e atual secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Angelo Almeida, nasceu e cresceu ao lado dos pais e irmãos, acolhe agora seu escritório político e a nova sede do PSB de Feira de Santana. É na Rua Domingos Barbosa de Araújo, número 495, no bairro Kalilândia, que estão as instalações para o fortalecimento de uma política que transforma a vida das pessoas para melhor.

“Uma casa que foi berço de tanto amor, que construiu pessoas com tanta dignidade, passa a servir a esta cidade e a região, para que a gente possa ajudar a transformar e melhorar, através da política, a vida das pessoas. Não entendo a política de outra forma”, frisou Angelo durante a inauguração do espaço na noite desta segunda-feira (25).

Com a presença de familiares, amigos e apoiadores consagrados ou que se aliam neste momento às ideias do Partido Socialista Brasileiro, a noite foi marcada por emoção, o simbolismo de acolhimento e construção presente no imóvel e forte expressão política, além das apresentações musicais dos artistas Cescé Amorim e Adriano Oliver.

Entre os participantes, Rodrigo Hita, vice-presidente estadual do PSB, ressaltou que Feira de Santana é caminho “para tudo” e este novo espaço irá absorver muitas das demandas do PSB na Bahia. “Angelo é um deputado como vi poucos: tão militante, presente e leal à vida partidária. É o que mais se consolida com as ideias do partido, faz o debate, comissões provisórias e avança para que o PSB seja militante, forte e espalhado pela Bahia. A importância dessa sede e do seu mandato é fundamental para nós”, valorizou.

Durante a programação do evento, houve também reunião com número expressivo de pré-candidatos a vereador pelo PSB. “É um marco na nossa caminhada política fazer deste um espaço de debate político e receber não só os nossos companheiros e companheiras do PSB de Feira de Santana, como de todo o estado da Bahia que passa por aqui em direção à capital”, reforçou Angelo.

A inauguração contou ainda com as presenças do presidente do PSB em Feira de Santana, Roberto Tourinho; o deputado federal Zé Neto; os prefeitos de Irará, Derivaldo Pinto; de Tanquinho, Zé Luiz; e de Madre de Deus, Dailton Filho; e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas. A presidente estadual do PSB, deputada federal Lídice da Mata, não pode comparecer por ter agenda noturna da Comissão Feminina da Câmara dos Deputados com o presidente Lula.

O escritório de Angelo e sede do PSB-Feira funcionam de segunda a sexta-feita, das 8h às 18h.

Política / 26 de março de 2024 - 13H 23m

Vereador de Feira de Santana pede minuto de silêncio em homenagem à guarda municipal que matou esposa

O vereador José Carneiro (MDB), líder do governo Colbert Martins na Câmara Municipal, protagonizou um episódio polêmico na Casa da Cidadania, gerando revolta e protestos na manhã desta terça-feira (26).

Tudo começou quando o edil solicitou um minuto de silêncio, em homenagem ao ex-inspetor da Guarda Municipal, Mackeyb Oliveira, acusado de matar a própria esposa, com arma de fogo e depois atentar contra a própria vida, na última semana.

José Carneiro alegou que o autor do crime era uma pessoa de bem, agindo em um momento de fraqueza. “Era uma pessoa querida nessa cidade. Todo ser humano tem seus momentos de fraqueza e tenho certeza que com Mackeyb foi um momento de fraqueza”, justificou.

A fala gerou uma onda de indignação imediata. Líder feminista, Marcela Prest classificou o ato como “vergonhoso”. Quem também repudiou a fala foi o vereador Jhonatas Monteiro, do PSOL, considerando um absurdo.

“Se houver minuto de silêncio, deve ser a Geisa de Assunção Santiago, de 42 anos, barbaramente assassinada. Então queria deixar aqui o nosso repúdio. Ele pediu (o minuto de silêncio) a um sujeito que eu não vou nem sequer mencionar aqui, porque eu acredito que não vale”, disparou o psolista.

Política / 26 de março de 2024 - 13H 21m

Secretário Sérgio Carneiro explica retorno ao PDT: ‘Está no mesmo campo ideológico que sempre militei’

Secretário Sérgio Carneiro explica retorno ao PDT: ‘Está no mesmo campo ideológico que sempre militei’
Foto: Divulgação

Segunda maior cidade do estado, Feira de Santana é vista como estratégica pelo PDT. Por esse motivo, a sigla tem se reforçado, trazendo nomes conhecidos da política feirense, como é o caso de Sérgio Carneiro e de Zé Chico.

Atualmente ocupando o cargo de Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro confirmou ao Blog do Velame o seu retorno ao partido, revelando que foi uma decisão fácil de ser tomada.

“De fato voltei para o PDT, partido do qual fui líder na Assembleia Legislativa e alcançei meu primeiro mandato de Deputado Federal. A situação do PV, federado com o PT e o PCdoB, tira um pouco a liberdade dos seus filiados. Assim como eu, vários outros militantes buscarão outros partidos para darem continuidade às suas caminhadas. O PDT está no mesmo campo ideológico que sempre militei. Assim sendo, foi fácil optar por ele”, explicou.

As negociações foram lideradas pelo presidente do PDT Bahia, o deputado federal Félix Mendonça, e pelo ex-prefeito de Araci, Silva Neto.

De olho no pleito municipal, a expetativa é de construir uma chapa competitiva ao legislativo, ao passo em que ainda está na mesa uma possível indicação para a chapa majoritária que disputará o Paço Maria Quitéria.

Micareta 2024 / 26 de março de 2024 - 12H 38m

‘Estamos dialogando com diversos artista’, diz secretário sobre BaianaSystem e Rachel Reis na Micareta de Feira

‘Estamos dialogando com diversos artista’, diz secretário sobre BaianaSystem e Rachel Reis na Micareta de Feira
Foto: Blog do Velame

Na semana passada, a Prefeitura de Feira de Santana anunciou cerca de 20 atrações para a Micareta 2024, que acontecerá entre os próximos dias 18 a 21 de abril.

Contudo, alguns nomes que ainda não foram confirmados pelo Governo Municipal estão sendo aventados por foliões, entre eles, o da banda BaianaSystem e o da cantora Rachel Reis. O Blog questionou o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Filho a respeito das negociações com essas duas atrações.

“Estamos dialogando com diversos artistas, diversos ritmos e, pode ter certeza, que o nosso prefeito não está medindo esforços para que a gente possa valorizar o artista de Feira de Santana, nossos grupos culturais e, também a participação dos grandes destaques do Carnaval de Salvador este ano”, disse.

ATRAÇÕES JÁ CONFIRMADAS

Bell Marques, Solange Almeida, Thiago Aquino, Léo Santana, Xanddy Harmonia, Psirico, Roberto Kuelho, Márcia Porto, Dionorina, Djalma Ferreira, Paulo Bindá, Quixabeira da Matinha, Pagode do Segredo, Parangolé, Timbalada, Libu do Reggae, É o Tchan, Oh Polêmico, Durval Lellys, Armandinho e Magary Lord, são os nomes já confirmados pelo Município para a Micareta de Feira.

Saúde / 25 de março de 2024 - 14H 03m

Secretaria de Saúde de Feira confirma terceiro caso de raiva em morcego

Secretaria de Saúde de Feira confirma terceiro caso de raiva em morcego
Foto: Divulgação/PMFS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Feira de Santana confirmou o terceiro caso de raiva em morcego neste ano. O animal foi encontrado no bairro Cidade Nova.

A equipe do Centro Municipal de Controle de Zoonoses (CCZ) esteve no local e realizou as ações preventivas de proteção.

Caso um morcego morto seja encontrado, a população é orientada a acionar imediatamente o Centro de Zoonoses pelo número (75) 9 9851-8583 para que o animal seja recolhido e submetido a exames para verificar se estava infectado com o vírus da raiva.

Todos os casos de agressões aos seres humanos envolvendo cães e gatos, devem ser encaminhados para o setor da antirrábica sediado no Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Coelho Lêda (CSE) para acompanhamento.

VACINAÇÃO

Mesmo com o fim da campanha de vacinação antirrábica, a imunização continua sendo realizada com frequência nos bairros onde foram encontrados os animais infectados.

A imunização dos animais também pode ser feita na sede do CCZ, localizada na avenida Eduardo Fróes da Mota, S/N.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov